O professor do MIT Gary Gensler é escolhido para liderar a US SEC

O presidente eleito, Joe Biden, nomeou o ex-chefe do CTFC para liderar a SEC. O que isto significa para a Ripple e outras empresas de criptografia?

Que liderou a SEC a partir de maio de 2017

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, confirmou hoje que nomearia Gary Gensler como o novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio. Gensler está substituindo o presidente interino Elad Roisman, depois que Jay Clayton – que liderou a SEC a partir de maio de 2017 – se demitiu em 23 de dezembro.

Gensler passou quase 20 anos na Goldman Sachs nos anos 80 e 90 antes de se juntar à administração Clinton como Secretário Assistente do Tesouro. Mais tarde ele serviu como regulador financeiro chave para o ex-presidente Barack Obama.

Como presidente da Commodity Futures Trading Commission de 2009 a 2014, Gensler liderou a aprovação da lei Dodd-Frank em 2010, que se destinava a evitar outra crise financeira.

Nos últimos meses, a Gensler defendeu uma supervisão regulatória nacional da indústria de criptografia.

„Se ela for amplamente adotada, se realmente pensarmos que o mundo criptográfico vai fazer parte do futuro, ele precisa vir dentro do envelope da política pública“, disse Gensler em uma entrevista à Bloomberg TV em 2018. „Isso significa que precisamos nos precaver contra atividades ilícitas“. E sim, precisamos proteger os investidores“. As trocas criptográficas, grandes trocas como a Coinbase, precisam vir dentro da SEC ou do CFTC“.

O veterano de Wall Street também é conhecido por suas declarações sobre o XRP ser uma segurança, o que significa que a cruzada da SEC contra a Ripple, a empresa por trás do token, provavelmente continuará.

Entretanto, como alguns especialistas sugerem, a nomeação de Gensler poderia ser uma boa notícia para os malfadados ETFs de bitcoin.

„Gary Gensler compreende profundamente a criptografia e tem apoiado fortemente a bitcoin por anos. Sua escolha como presidente da SEC sinaliza uma mudança de política em favor de uma ETF bitcoin. Ele também ficou registrado em 2018 dizendo que há „um caso forte“ de que a XRP é uma segurança, sinalizando que não há mudança nessa questão“, disse Jake Chervinsky, um advogado e conselheiro geral para a empresa financeira descentralizada Compound, em um tweet recente.

E tem apoiado fortemente o bitcoin por anos

Gary Gensler compreende profundamente a criptografia e tem apoiado fortemente o bitcoin por anos. Sua seleção como presidente da SEC sinaliza uma mudança na política a favor de uma ETF bitcoin.

Ele também ficou registrado em 2018 dizendo que há „um caso forte“ de que o XRP é uma segurança, sinalizando nenhuma mudança nessa questão.

Em 2018, Gensler ministrou um curso no MIT sobre como bitcoin e blockchain poderiam ser usados em finanças. Mais tarde, ele também escreveu uma op-ed para a Coindesk, descrevendo a moeda criptográfica como um „catalisador de mudança“.

„Aplicações de cadeias de bloqueio compartilhadas podem ajudar a iniciar soluções de redes multipartidárias em campos que historicamente têm sido fragmentados ou resilientes à mudança. Mesmo nesta forma ligeiramente menos ambiciosa – atuando como um irritante inovador para os operadores históricos e tecnologias tradicionais – as moedas criptográficas e a tecnologia da cadeia de bloqueio já provocaram mudanças reais e podem continuar a fazê-lo“, escreveu ele em 2019.

Atualmente, Gensler é professor da Prática de Economia e Gestão Global na MIT Sloan School of Management, co-diretor do Fintech@CSAIL do MIT e consultor sênior da Iniciativa de Moeda Digital do MIT, pesquisando inteligência artificial, tecnologia de cadeias de bloqueios e novas tecnologias financeiras.